domingo, 12 de maio de 2019

Alameda dos Baobás, Madagascar


Alameda dos Baobás, Madagascar
Localizada na costa oeste da ilha, essa gigantesca árvore, que pode chegar a até 30 metros de altura, forma um dos cenários mais famosos do continente africano. Popularmente conhecidas como “Mães da Floresta”, os baobás de Madagascar representam a diversidade biológica e a riqueza natural do país, onde mais de 80% das plantas locais são endêmicas e só podem ser encontradas por aqui.
Cada tronco pode armazenar até 120 mil litros de água. Todos esses encantos chamam a atenção para a importância de preservá-las, visto que essas espécies encontram-se ameaçadas de extinção.

Falésias de Bandiagara, Mali


Tellem, Mali
Muito mais do que um lugar cercado por desertos e um calor escaldante, Mali tem vilarejos e cenários muito propensos ao turismo de aventura. É preciso, no entanto, ter um pouco de cautela ao se arriscar por aqui, pois o lugar é perigoso e acumula histórias de violência.
Ainda assim, lugares como as Falésias de Bandiagara merecem uma visita. Erguidas em meio as extensas paredes de rocha pelos povos Tellem, que habitaram a região desde 3000 a.C., essas pequenas construções de argila e palha protegiam os moradores de invasões.
Tudo isso mudou por volta do século 16, quando os povos Dogon renderam os Tellem durante a expansão do Império Mali e se instalaram por ali. Hoje, as falésias (e as construções incrustadas na rocha) são tombadas como Patrimônio Mundial da Unesco.

Igrejas Escavadas de Lalibela, Etiópia


Igreja de Biet Gyiorgis, Lalibela, Etiópia
Essa pequena cidade na Etiópia é marcada por suas igrejas monolíticas datadas do século 12 e esculpidas em rochas por ordem do Rei Lalibela, como uma réplica das construções encontradas em Jerusalém.
Naquela época, a cidade sagrada – que hoje fica em Israel – era tomada por árabes e completamente restrita à visita de cristãos. Dessa forma, as pequenas igrejas foram erguidas no país africano com o intuito de reproduzir o mesmo efeito que Jerusalém tinha sobre seus fiéis.
Igrejas escavadas como a de Saint George (foto), situadas a 640 quilômetros da capital Adis Abeba, constituem um conjunto listado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Monte Kilimanjaro, Tanzânia


 Imponente, o monte Kilimanjaro domina a paisagem do parque nacional na Tanzânia
Imponente, o monte Kilimanjaro domina a paisagem do parque nacional na Tanzânia (1001slide/iStock)
Considerado como o ponto mais alto da África, o monte localiza-se na fronteira da Tanzânia com o Quênia e estende-se por uma altura de mais de 5800 metros.
O cenário único, com um pico nevado em meio à savana africana, bem como as florestas que o cercam, que totalizam mais de 75 mil hectares, atraem turistas aventureiros em busca dos riscos de trilhas e escaladas ao topo.
A caminhada pode levar dias – não é à toa, aliás, que a montanha acumula histórias de acidentes e até de superação. O parque nacional da região, rico em biodiversidade, foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987.

Geogian Bay

Localizada em Tobermory, na cidade de Northern Bruce, em Ontário, é uma baía preferida por mergulhadores, graças às suas preciosidades submersas. Lá, você encontra o Fathom Five National Marine Park, onde há várias embarcações que naufragaram em períodos diferentes da história do Canadá.
De uma antiga rota comercial nos idos do séc. XVII, passou a abrigar algumas das mais belas praias canadenses, sendo inclusive, à época, apelidada de La Mer Douce, por conta das suas águas calmas, doces e translúcidas, que já chamavam a atenção dos exploradores nesse período.
Algumas cidades em seu entorno, como Susbury, Parry Sound, Manitoulin, Bruce, Simcoe, entre outras, completam um roteiro típico de uma exploração ao território do descobrimento.
Geogian Bay é a praia preferida dos mergulhadores, graças aos mistérios escondidos nas suas profundezas.

Cavendish Beach

Essa é outra praia canadense considerada referência no país. É um local bem característico, com areias fininhas e avermelhadas, bastante espaço, e ainda com direito a trilhas que atravessam um trecho de floresta da região.
É uma praia com entrada gratuita e boa infraestrutura, onde você pode alugar barcos, bikes e lanchas. Lá, você tem, ainda, uma vista privilegiada para as famosas falésias canadenses.
É a típica praia para relaxar ao sol e aproveitar o silêncio, o clima de maresia e o isolamento, típicos de uma praia semisselvagem.
O afastamento do centro da província de Prince Edward Island também garante a limpeza, cuidado e o charme das suas dunas e vegetação bem características.
A característica de praia semisselvagem torna Cavendish Beach ideal para relaxar e aproveitar o seu incrível pôr do sol.

Grand Bend Beach

O que mais chama a atenção da Grand Bend, localizada na cidade de Toronto, é a sua infraestrutura, cercada por bares, restaurantes, palcos para shows, banheiros, lojas de souvenirs, além de um mirante de onde você pode contemplar toda a região.
Graças a essa infraestrutura, é considerada uma das que mais recebem bem os turistas, em um clima aconchegante, seguro e confortável, típico de uma daquelas acolhedoras praias caribenhas, apesar das suas águas geladas.
É um show de efervescência e hospitalidade. Mesmo agitada, ela é escolhida por muitas famílias, inclusive com filhos pequenos, que querem aproveitar as suas águas tranquilas e um belo pôr do sol.
Com uma das melhores infraestruturas da cidade, a Grand Bend é uma praia bastante frequentada por famílias.

Lawrencetown Beach

Na região Sul da cidade de Halifax, província da Nova Escócia, desponta, com toda a sua exuberância, uma das praias mais procuradas por surfistas em todo o Canadá. Suas ondas enormes, principalmente à noite, impressionam até os mais experientes.
Uma das praias mais populares, ela é o paraíso dos surfistas, locais e internacionais, com seus quase 1,5 km de areias brancas e limpíssimas, o que, aliás, não é nenhuma novidade nas praias do Canadá.
Lawrencetown fica a uns 30 minutos do centro de Halifax, seguindo a partir da Rota 207. Segundo a maioria dos visitantes, as primeiras visões da praia são de tirar o fôlego, como se a força da natureza se concentrasse toda ao seu redor.
Hoje, o local é uma reserva controlada pelo governo, que criou a Beach Protection Act, como forma de manter as suas belezas naturais.
A Lawrencetown Beach também é conhecida como o Paraíso dos Surfistas.

Long Beach (Tofino)

Uma praia enorme. É assim que costumam chamar esse imenso trecho de areia na Costa Oeste do Canadá, mais especificamente na província de British Columbia.
O local é repleto das mais singulares espécies da fauna canadense, como as lontras, os simpáticos leões-marinhos, as temidas baleias brancas, além de estrelas-do-mar, conchas-marinhas, entre outras espécies das ilhas rochosas.
Tudo isso ainda cercado pela beleza da floresta canadense, onde, inadvertidamente, o turista poderá se deparar com o famoso urso pardo e algumas espécies de furões, marmotas, esquilos, entre outros curiosos visitantes.
Essa é uma praia bastante frequentada, como é típico das praias da Costa Oeste do Canadá, com uma das melhores vistas da região, cercada por uma vegetação exuberante, sem contar que, algumas regiões, com ondas enormes, fazem a festa dos surfistas que se espalham por toda a vastidão da praia.
Um imenso trecho de areia e uma fauna bastante singular fazem da Long Beach Tofino uma das melhores praias do Canadá.

Kitsilano Beach

Também conhecida carinhosamente como Kits, a Kitsiliano Beach é uma das mais requisitadas praias canadenses, principalmente pelos seus encantos naturais, como as montanhas rochosas. Além do mais, tem vista privilegiada para a cidade de Vancouver, onde está localizada, e conta com uma infraestrutura de uma praia pertencente a uma das principais cidades do Canadá.
Kits também é o lugar de agito no verão de Vancouver, com inúmeros equipamentos para exercícios, quadras de vôlei, futebol, ciclovias, pistas de patinação, uma piscina aquecida, quadra de tênis, área para piqueniques e, como não poderia faltar, bares, restaurantes, lojas de marcas famosas, entre outras atrações.
O curioso é que a praia fica em uma área de residência, o que não impede que ela permaneça lotada durante todo o verão canadense por turistas e, principalmente, locais, que já a elegeram como um dos points do verão de Vancouver.
Carinhosamente conhecida como Kits, a praia é um local de agito em Vancouver.

Rota 66 – A lendária estrada do interior dos EUA


A Rota 66 é uma das roadtrips mais tradicionais dos Estados Unidos, construída nos anos 20 e a principal via de ligação leste-oeste do país. Começando em Chicago (Illinois) e terminando em Santa Mônica (Califórnia), essa estrada histórica cruza os estados do Novo México, do Missouri, do Kansas, do Texas, de Oklahoma e do Arizona. Com mais de 3200 quilômetros de extensão, todos que se aventuram pela Rota 66 passam ao lado de paisagens incríveis.

East Beach, Santa Barbara, California - EUA


<strong>10. East Beach, Santa Barbara, California</strong>Santa Barbara é considerada por muitos a Riviera Americana East Beach, no extremo leste da cidade, tem estrutura para turistas e um belo fim de tarde
10. East Beach, Santa Barbara, CaliforniaSanta Barbara é considerada por muitos a Riviera Americana East Beach, no extremo leste da cidade, tem estrutura para turistas e um belo fim de tarde (Damian Gadal/Creative Commons/Flickr)

Delnor-Wiggins Pass State Park, Naples, Florida - EUA


<strong>9. Delnor-Wiggins Pass State Park, Naples, Flórida</strong>Apesar de estar dentro de uma área urbanizada, Delnor-Wigns agrada pela sua vegetação e areia fina
9. Delnor-Wiggins Pass State Park, Naples, FlóridaApesar de estar dentro de uma área urbanizada, Delnor-Wigns agrada pela sua vegetação e areia fina (Ebyabe/Wikimedia Commons)

Beachwalker Park, Kiawah Island, Carolina do Sul


<strong>8. Beachwalker Park, Kiawah Island, Carolina do Sul</strong>Os amantes de ecoturismo piram na visual que parece intocado de Beachwalker Park. O mar tem boas condições para a prática de canoagem e caiaque
8. Beachwalker Park, Kiawah Island, Carolina do SulOs amantes de ecoturismo piram na visual que parece intocado de Beachwalker Park. O mar tem boas condições para a prática de canoagem e caiaque (Courtesy of the Charleston Area CVB, ExploreCharleston.com)

Coast Guard Beach, Cape Cod, Massachusetts - EUA


<strong>7. Coast Guard Beach, Cape Cod, Massachusetts</strong>De fácil acesso, o mar de Coast Guard Beach atinge temperaturas tão agradáveis no verão que até parece uma piscina aquecida
7. Coast Guard Beach, Cape Cod, MassachusettsDe fácil acesso, o mar de Coast Guard Beach atinge temperaturas tão agradáveis no verão que até parece uma piscina aquecida (Thinkstock)

Cape Florida State Park, Key Biscayne, Florida - EUA


<strong>6. Cape Florida State Park, Key Biscayne, Flórida</strong>O mar tranquilo de Cape Florida deixa a praia ideal para nado e banho
6. Cape Florida State Park, Key Biscayne, FlóridaO mar tranquilo de Cape Florida deixa a praia ideal para nado e banho (Thinkstock)

Cape Hatteras, Outer Banks, Carolina do Norte - EUA


<strong>5. Cape Hatteras, Outer Banks, Carolina do Norte</strong>O destaque da limpíssima Cape Hatteras fica por conta do farol mais famoso dos Estados Unidos
5. Cape Hatteras, Outer Banks, Carolina do NorteO destaque da limpíssima Cape Hatteras fica por conta do farol mais famoso dos Estados Unidos (Thinkstock)

Hamoa Beach, Maui, Havaí - EUA


<strong>4. Hamoa Beach, Maui, Havaí</strong>Falésias, vegetação e palmeiras fazem de Hamoa Beach um pequeno paraíso havaiano
4. Hamoa Beach, Maui, HavaíFalésias, vegetação e palmeiras fazem de Hamoa Beach um pequeno paraíso havaiano (Thinkstock)

St. George Island State Park, Florida - EUA


<strong>3. St. George Island State Park, Flórida</strong>As praias da Flórida são conhecidas por sua areia super branquinha. Não é diferente em St. George Island State Park, onde andando um pouco você encontra dunas
3. St. George Island State Park, FlóridaAs praias da Flórida são conhecidas por sua areia super branquinha. Não é diferente em St. George Island State Park, onde andando um pouco você encontra dunas (Rachel Kramer/Flickr/Creative Commons)

Barefoot Beach - Bonita Springs, Florida - EUA


<strong>2. Barefoot Beach Bonita Springs, Flórida</strong>    Por estar localizada no parque de preservação homônimo, o atmosfera conservada chama atenção. A praia tem dunas com uma areia incrivelmente branca e fina com conchinhas. O mar é tranquilo, ideal para banho
2. Barefoot Beach Bonita Springs, Flórida Por estar localizada no parque de preservação homônimo, o atmosfera conservada chama atenção. A praia tem dunas com uma areia incrivelmente branca e fina com conchinhas. O mar é tranquilo, ideal para banho (Paradise Coast/Divulgação)

Waimanalo Bay Beach Park, Oahu, Havaí


<strong>1. Waimanalo Bay Beach Park, Oahu, Havaí</strong>    Por estar localizada no interior, nem todos os turistas que passam pelo Havaí chegam até esse paraíso ecológico que é Waimanalo Beach, a maior de Oahu. Sua areia branca e fininha proporciona caminhadas agradáveis e o vento é constante
1. Waimanalo Bay Beach Park, Oahu, Havaí Por estar localizada no interior, nem todos os turistas que passam pelo Havaí chegam até esse paraíso ecológico que é Waimanalo Beach, a maior de Oahu. Sua areia branca e fininha proporciona caminhadas agradáveis e o vento é constante (Thinkstock)