quarta-feira, 29 de março de 2017

Praia de Carro Quebrado (AL)


Praia Carro Quebrado
As marcas de beleza da Praia de Carro Quebrado se dividem entre algumas características: águas cristalinas, areias finas, recifes, corais, paredões de argila e arenito formados há mais de 100 anos, com sedimentos coloridos ainda mais evidentes no contato com a água, e muitos coqueirais. Pertencente à Barra de Santo Antônio, a Carro Quebrado faz parte de uma região simples, formada na sua maioria por pescadores, praticamente deserta e sem infraestrutura. Algumas versões explicam o apelido Carro Quebrado. Uma delas diz que depois de namorar na praia, um casal foi tentar pegar o carro, que acabou quebrado e corroído todo pela maré alta. O acesso não é tão tranquilo. Vai exigir paciência para encontrar o local, percorrer a estrada de terra e esburacada, podendo atolar o carro caso tenha chovido. Pela primeira entrada, você pode caminhar por 30 minutos até as falésias, partindo da Praia de Barra de Santo Antônio. Um acesso bem agradável à praia é através de passeios de lancha, barco e bugue. Dica importante: pegue maré baixa e parta logo cedinho. A ajuda de um guia é sempre recomendável em passeios a locais mais desertos. Você pode aproveitar mais a sua aventura.

Onde fica
A Praia de Carro Quebrado fica no Município da Barra de Santo Antônio, litoral norte de Alagoas, entre seis das praias mais desertas e belas do Brasil. São oito quilômetros da vila central da Ilha da Crôa, localizada também na Barra.

Distância de Maceió (AL)
44 quilômetros da capital alagoana

Cachoeira do Formiga (TO)


Cachoeira do Formiga
Águas extremamente claras, fundo arenoso e temperatura agradável. A Cachoeira do Formiga é considera por muitos como a mais bela atração do Parque Estadual do Jalapão. O cenário parece ter sido montado por uma combinação perfeita entre mata nativa de samambaias e palmeiras e as águas azuladas da cachoeira. A dica é levar o seu snorkel para observar os peixinhos. No local há também uma área de camping com infraestrutura de banheiro e restaurante.

Onde Fica
A Cachoeira do Formiga fica à 36 km de Mateiros, a cidade que abriga a maior parte da região do Jalapão. Para os apreciadores de arte, Mateiros é onde se produz o artesanato feito com capim dourado. O acesso para a cachoeira é fácil, por estrada de terra, preferencialmente com veículo 4x4.

Distância de Palmas (TO)
240 quilômetros da capital tocantinense

Praia do Riacho Doce (ES)


Praia Riacho Doce ES
Foto: Viviane
É mais um objeto de desejo. Deserta, selvagem e paradisíaca, a Praia do Riacho Doce representa uma das paisagens mais bonitas da região, por se cercar de águas mornas e corais coloridos. Apropriada para mergulhar e nadar, você tem boas chances de aproveitar para repor suas energias depois de caminhar. São características suficientes para a Riacho Doce ser reconhecida como a ‘Oásis na aridez’. O charme fica por conta do próprio Riacho Doce, um rio de águas escuras que deságua no mar, na praia praticamente deserta, que faz divisa entre a Bahia e o Espírito Santo. A 1,7 quilômetros, o rio nasce dentro da reserva do Parque Estadual de Itaúnas. Se decidir ir à pé, você percorre 10 quilômetros e de carro, 17, através de uma estrada ruim, entre labirintos de eucaliptos. Toda essa beleza levou o autor José Lins do Rego (1901-1957) a escrever a obra Riacho Grande, um romance entre o pescador Nô e a estrangeira Edna. 

Onde fica
A Praia do Riacho Doce fica na divisa dos Estados da Bahia e do Espírito Santo. No Município de Mucuri está a parte baiana e no Município de Conceição da Barra, a capixaba. A cerca de 15 quilômetros, a praia localiza-se na Vila de Itaúnas. Foi transformada em área de conservação, quando mudou sua condição para Parque Estadual de Itaúnas.
Distância de Vitória (ES) 
250 quilômetros da capital capixaba

Ilha de Superagui (PR)


Praia Deserta Ilha Superagui
Foto: Fuiacampar
Essa é uma alternativa e tanto para quem gosta de paisagens naturais, tranquilas  e, ainda, aprecia o convívio com comunidades rústicas e menos populosas. Com 38 quilômetros do litoral da Ilha Superagui, a Praia Deserta  é a mais indicada para fazer caminhadas longas de 4 a 7 horas. Se você prefere andar de bike, fique à vontade. O tempo, o trajeto e o percurso ficam por conta do visitante. Chama atenção dos aventureiros a presença de espécies diferentes de pássaros na região, principalmente entre março e abril. Anote esse período, pois é quando ocorre a migração de aves dos países nórdicos para a Ilha, que, por sinal, faz parte do Parque Nacional de Superagui, onde se preserva o habitat natural de espécies raras, como o mico-leão-da-cara-preta, o papagaio-da-cara-roxa ou chauá, que vivem sob ameaça de extinção. Pela Ilha, você encontra em grandes quantidades plantas de muitos tipos –jacarandas, ipês, figos, orquídeas, caxetas, jevirás, palmeiras, guapés e guanandis –, graças ao Parque, que acabou eleito Patrimônio Natural da Unesco, em 1999, por essas iniciativas. O caminho mais conhecido para chegar à Ilha dura cerca de três horas de barco a partir de Paranaguá. Durante  sua permanência na Ilha de Superagui, aproveite o passeio de barco pelos canais e outros locais para admirar ainda mais a fauna e flora da região. 

Onde fica
A Ilha de Superagui está localizada no litoral norte do Paraná, na Baía de Paranaguá, no Município de Guaraqueçaba. Perto da divisa entre os Estados do Paraná e de São Paulo é considerada uma ilha artificial, por ter se formado após a abertura do Canal do Varadouro, separando a península do continente em 1953. A criação do Parque Nacional Superagui, em 1989, favoreceu a preservação da região. A área do Parque é dividida com o Vale do Rio dos Patos.  

Distância de Curitiba (PR) 
158 quilômetros da capital paranaense

Praia da Barra dos Remédios (CE)


Praia da Barra dos Remedios
Foto: Alex Uchoa
Praia paradisíaca e deserta. Existe lugar melhor? A paisagem da Barra dos Remédios é bem diferente do restante do litoral cearense por causa da maré típica dos mangues, da riqueza da fauna, e das dunas móveis que tomam forma de cone e acabam marcadas como as mais altas do estado.  Você endossa a beleza desse local quando  presencia o encontro do mar com o Rio dos Remédios. A simplicidade do lugar já é visível pelo povoado de pescadores e trabalhadores rurais, que soma uma população enxuta de 130 habitantes.  Perto desse oásis, outras praias – Nova, Curimãs, Bitupitá e Pontal das Almas  --  são também um convite para se aventurar. O acesso para a Barra dos Remédios só mesmo pelas dunas, utilizando bugue, veículo 4x4 pela Praia da Barrinha, a 35 quilômetros do Município de Barroquinha, ou pelas trilhas, mas com a companhia de um guia local que conhece bem a região, para não se perder nos labirintos existentes.  O bom da Praia da Barra dos Remédios é poder visitá-la o ano todo; por lá não tem tempo ruim. Entre os variados passeios, uma dica é pegar uma lancha ou canoa para curtir a Ilha do Amor do outro lado do Rio Coreaú e assistir à navegação das jangadas artesanais colorindo a paisagem.  Quando estiver montando a sua programação, procure se informar sobre as diversas atrações disponíveis na região.

Onde fica 
A Praia Barra dos Remédios fica a 16 quilômetros do centro de Camocim, depois da Praia de Maceió, e 14 do Município de Barroquinha. Camocim conta com 62 quilômetros de praias urbanas e virgens repletas de dunas, falésias, lagos, mangues, ilhas e ainda o Estuário do Rio Coreaú.

Distância de Fortaleza (CE) 
370 quilômetros da capital cearense

Cachoeira do Covão (PI)


Cachoeira do Covao Piaui
De dezembro a junho, Piauí vivencia um período chuvoso, característica que tem lhe rendido uma posição implacável de ‘Paraíso das cachoeiras’. A principal delas, a Cachoeira do Covão, é uma queda d’água entre as rochas que precisam da ajuda de escadas para se chegar até a piscina. Para poder chegar lá embaixo, você precisa descer inúmeros degraus. 
Duas quedas d’água, cada uma delas entre 12 a 15 metros, causam a impressão de que a cachoeira é uma grande escadaria por onde passam as aguas do rio. Os altos paredões, a profundidade e o piso escorregadio tornam o passeio uma boa aventura. 

Onde fica
No Município de Castelo do Piauí, a 30 quilômetros fica a Cachoeira do Covão, numa propriedade particular. Faz parte dos atrativos do Parque Municipal Pedra do Castelo, onde desagua o Rio Poti. 

Distância de Teresina (PI)
175 quilômetros da capital piauiense

Península de Maraú (BA)


Taipu de Fora Peninsula de Marau
Foto: Alex Uchoa
Prepare-se para se perder no paradisíaco visual baiano. Na Península de Maraú, você tem direito a praias, ilhas, cachoeiras, lagoas, mirantes, trilhas e aquele pôr do sol, para não esquecer nunca mais. Só de praias praticamente desertas são 40 quilômetros à sua inteira disposição durante todo o ano. A areia é branca e fina, com coqueiros cercando a costa, além de muita mata virgem e manguezais.
Fique atento às piscinas naturais que se formam na maré baixa; é a sua oportunidade de avistar espécies e mais espécies de peixes coloridos, que habitam os arrecifes. Na maré e na lua cheia, o espetáculo se mantém, mas ganha outro formato, por isso consulte a tábua de marés. Veja um exemplo, a piscina de um quilômetro que se forma na Praia de Taipu de Fora reúne esses peixes exuberantes. Quando chega o verão, é mais indicado o mergulho com lanterna para assistir ao show da fauna marinha noturna.  Com as chuvas de inverno, lua nova, cheia e maré seca, o mergulho é ainda mais apreciável para avistar, principalmente,  os corais. Numa caminhada mais longa pela Mata Atlântica, você identifica o mesmo cenário impecável ao passar pelas Praias do Algodão, das Conchas, Cassange e Barra Grande, a mais conhecida da região pelo seu pôr do sol deslumbrante. Inclusive toda essa extensão da costa, de norte a sul, você avista do Mirante do Morro de Taipus. Do Morro Bela Vista é outro ponto para admirar a Península como um todo. 
Pelas trilhas, você chega também às ilhas da Pedra Furada, do Sapinho, do Góio, Campinho e ainda nos cinco metros de queda d’água da Cachoeira de Tremembé, uma das poucas do Brasil a desaguar no mar. Outra caminhada muito bem-vinda, é a Trilha das Bromélias para se deliciar, obviamente, com a plantação de bromélias gigantes. O quê não faltam são dicas de passeio para curtir a natureza deserta. Uma outra dessa lista de atrações é nadar nas lagoas doces, como a do Cassenge e a Azul.
Onde Fica
A Península de Maraú, localizada entre  o Morro São Paulo e Itacaré, na Costa de Dendê, é abençoada. Ao sul da Bahia, ainda é banhada pela terceira maior baía do Brasil: Camamu está também entre as baías mais preservadas ecologicamente. O acesso é simples, carro, travessia ou barco.
Distância de Salvador (BA) 
269 quilômetros da capital baiana

Cachoeira El Dorado (AM)


Cachoeira Eldorado Amazonas
Foto: Karolina Karaz
A aventura no Amazonas significa desbravar o que é muito pouco conhecido. A graça é vencer os desafios da natureza e chegar nas serras, montanhas e cachoeiras que você imaginou conhecer. Na Serra do Aracá está localizada a Cachoeira El Dorado, com a maior queda livre do Brasil. Isso significa uma queda d’água superior a 350 metros. Faça uma analogia com um prédio de 126 andares, pois é. Essa é a altura da El Dorado. A infraestrutura é praticamente nula para se  chegar no topo. É uma região selvagem onde você caminha por uma floresta densa esbarrando em espécies diversas de fauna e flora. Os caminhos pela Floresta Amazônica são de difícil acesso, você precisa de machados, facões e toda tralha de acampamento para sair em expedição. O mais indicado é fazer esse tour com empresas especializadas da região. Para encontrar um verdadeiro El Dorado, vale a pena o esforço, mas sempre com cuidado. 

Onde fica
A Cachoeira El Dorado está localizada no Igarapé Rio, um canion, formado na escarpa sudoeste do Monte de Tantalita, minério aplicado na indústria eletrônica por sua resistência ao calor. Faz parte de Barcelos – município no extremo norte do Estado do Amazonas. É onde também se encontra o Parque Estadual da Serra do Aracá. Apesar de ser possível visitar a Cachoeira El Dorado o ano todo, convém fazer o percurso em período de chuva, entre abril e setembro. 

Distância de Manaus (AM) 
405 quilômetros da capital amazonense

Poço da Esmeralda no Complexo da Vargem Grande (MG)


Poço da Esmeralda Carrancas
Se você sonha com várias belezas naturais, reunidas num único local, tem mesmo de visitar esse complexo, que fica numa propriedade particular. Mas que não impede de você explorar cachoeiras, poços, piscinas, cascatas; enfim, de tudo um pouco. É por esses lados que ficam dois pontos fantásticos, distantes do turismo mais comercial – Cachoeira da Esmeralda e Poço da Esmeralda –, localizados no Município de Carrancas, em Minas Gerais (BH).
A 8 quilômetros do centro de Carrancas, após uma trilha leve e em parte escorregadia, você se depara com um dos principais espetáculos da região. A Cachoeira da Esmeralda, totalmente cercada por vegetação, é uma queda d’água tímida, porém capaz de proporcionar uma massagem relaxante para quem ousar experimentá-la. Ela forma o Poço da Esmeralda, que atinge uma profundidade de até cinco metros em alguns dos seus pontos. Dá para nadar e mergulhar à vontade nos lugares mais rasos. A água é esverdeada e cristalina. O tom verde-esmeralda fica mais intenso em dias ensolarados, por volta do meio dia, quando a água se mostra transparente escancarando o fundo do poço.  O caminho é sempre por estrada de terra e de preferência com a companhia de um guia local. 

Onde fica
Carrancas, município dos anos de 1720 localizado ao sul de Belo Horizonte, fica no vale do Rio Grande. Ganhou esse nome por causa de escavações em duas rochas que aparentavam duas caras. Abriga um polo turístico com mais de 100 atrações naturais; algumas  conhecidas e outras ainda a serem exploradas num raio de 15 quilômetros. A beleza de alguns dos pontos da cidade, como a Gruta da Ponte, no momento proibida para visitação,  já serviu de cenário para novelas da Rede Globo, como América e Alma Gêmea. A última a ser gravada em Carrancas foi a das nove O Império.
Entre cachoeiras, grutas, cavernas, piscinas, serras, a cidade é farta de modalidades para quem gosta de praticar turismo de aventura. Você pode fazer trekking, mountain bike, cannyoning, montanhismo, voo livre, entre outras aventuras. E claro, colocar a energia em dia. É bem fácil chegar de carro ou ônibus.

Distância de Belo Horizonte (MG) 
286 quilômetros da capital mineira

Canyon do Poty (PI)


Canyon do PotyFoto: Condatur
O Canyon do Poty aconteceu naturalmente por meio de uma falha geológica, ocorrida há milhões de anos. O Rio Poty, que nasce no Ceará, deveria seguir para o litoral cearense, entretanto desvia pela fenda geológica ao chegar no Município do Buriti dos Montes, atravessa a Serra da Ibiapaba e desemboca no Rio Parnaíba, na Vila do Poti, já em Teresina. Esse fenômeno resultou numa bela paisagem, com relevo, flora e fauna que estão agora em estado de vigília para serem preservados. Apesar de não muito conhecido, o Canyon tem atraído turistas de várias partes do Brasil e de outros países. Ainda tem despertado a curiosidade de ecologistas que estudam inscrições rupestres. Não deixe de observar as escavações feitas na rocha pelas correntezas, ganhando formas diferentes, bem peculiares. Ainda chegam a promover cavernas e abrigos naturais. Os paredões da garganta atingem 60 metros de altura. 
Do centro da cidade, o acesso mais fácil é de carro, preferencialmente 4x4. 

Onde fica
O Canyon do Poty se encontra no Município de Buriti dos Montes. Para fazer a trilha, é preciso percorrer cerca de 15 quilômetros. Você tem a alternativa de fazer o percurso de bike, moto, carro, até de barco, e deixar para caminhar apenas um trecho do desfiladeiro. Fica a seu critério. As características do Canyon tornam vantajosas a prática de esportes de aventura, como canyonismo, rapel e trekking.  

Distância de Teresina (PI)
320 quilômetros da capital piauense

Os 20 lugares mais bonitos do Brasil

1. Monte Roraima

Monte Roraima
O Monte Roraima fica na fronteira entre o Brasil, Guiana e Venezuela.
Alguma semelhança com o paraíso de Up-Altas Aventuras, da Disney Pixar’s? Não é por menos! O filme foi mesmo inspirado neste lugar. O Monte Roraima fica na fronteira entre o Brasil, Guiana e Venezuela. A viagem para cima do Monte pode levar de 7 a 10 dias de caminhada, mas o retorno dura apenas dois e os visitantes são contemplados com maravilhosos banhos de cachoeira ao longo do caminho. 

2. Canoa Quebrada

SAMSUNG DIGITAL CAMERA
As dunas populares e praias de Canoa Quebrada ficam a cerca de 150 km de Fortaleza, no Ceará.
As dunas populares e praias de Canoa Quebrada ficam a cerca de 150 km de Fortaleza, no Ceará. A vila de pescadores é de uma natureza incrível. Por lá, são famosos os passeios de jangada,  um passeio de 30 minutos custa em torno de US $ 5.

3. Cataratas do Iguaçú

Cataratas do Iguaçú
As Cataratas do Iguaçu são compostas por mais de 270 cachoeiras.
As Cataratas do Iguaçu são compostas por mais de 270 cachoeiras. Elas ficam no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná. 

4. Fortaleza

Fortaleza
Em Fortaleza fica o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. Nós fomos duas vezes até lá e damos todas as dicas para quem quer curtir ao máximo um dia por lá, o link está logo abaixo
Na costa nordeste do Brasil, a capital do estado do Ceará é bem conhecida pelas lindas praias urbanas e a gastronomia rica em frutos do mar. Além disso, as praias por lá são ótimas para windsurf e vela. 


5. Pelourinho em Salvador

Pelourinho
A cidade colonial é uma convergência das culturas européias, africanas e indígenas.
Pelourinho é o centro histórico da cidade de Salvador, na Bahia. Suas ruas apresentam edifícios coloridos e pitorescos. A cidade colonial é uma convergência das culturas européias, africanas e indígenas.

6. Parque Tanguá, em Curitiba

Parque Tanguá
Na última década o Parque Tanguá, em Curitiba, foi regenerado e agora tem uma pista de cooper, ciclovia e cachoeira.
Anteriormente funcionava como uma usina de reciclagem de entulho e um local para o descarte de resíduos industriais. Na última década o Parque Tanguá, em Curitiba,  foi regenerado e agora tem uma pista de cooper, ciclovia e cachoeira. 

7. Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
A famosa estufa do Jardim Botânico de Curitiba não só é maravilhosa pelas suas plantas dentro da linda estrutura de ferro e vidro…
A famosa estufa do Jardim Botânico de Curitiba não só é maravilhosa pelas suas plantas dentro da linda estrutura de ferro e vidro. O caminho que leva a esta estufa também é impressionante – ladeado por milhares de flores. No Jardim das Sensações, os visitantes podem ter os olhos vendados para experimentar as texturas e aromas das plantas de forma mais concentrada.

8. Parque Estadual do Jalapão. 

Parque Estadual do Jalapão
A combinação de planícies, dunas de areia, rios e cachoeiras fazem o Parque Estadual do Jalapão favorito entre os aventureiros
combinação de planícies, dunas de areia, rios e cachoeiras fazem o Parque Estadual do Jalapão favorito entre os aventureiros. Após o rafting em corredeiras de rio, você pode nadar por cachoeiras, desfrutando do parque intocado.

9. Floresta Amazônica

Floresta Amazônica
Floresta Amazônica A maior reserva natural e com a maior biodiversidade do mundo ocupa quase metade do Brasil, em mais de 4 milhões de quilômetros quadrados.
A maior reserva natural  e com a maior biodiversidade do mundo ocupa quase metade do Brasil, em mais de 4 milhões de quilômetros quadrados. Com um pouco de sorte, você pode ver jaguares, botos cor de rosa e ariranhas. Recomendamos levar muito repelente de mosquito. 

10. Dunas de Genipabu

Dunas de Genipabu
Pertinho de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Genipabu é mais conhecido pelos passeios de buggies disponíveis nas dunas e lagoas.

Pertinho de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Genipabu é mais conhecido pelos passeios de buggies disponíveis nas dunas e lagoas.  Um dos passatempos populares locais é o “esquibunda”, que envolve a descer as dunas em uma placa de madeira

11. Museu Imperial do Brasil

Museu Imperial do Brasil
O antigo palácio de verão no meio de Petrópolis foi construído em meados da década de 1800. As exposições incluem a coroa imperial brasileira e o transporte imperial.
O antigo palácio de verão no meio de Petrópolis foi construído em meados da década de 1800. As exposições incluem a coroa imperial brasileira e o transporte imperial. O museu fica a  uma hora de carro (70 km) do centro da cidade do Rio de Janeiro e é um dos museus mais populares, com uma média de 300 mil visitantes por ano no Brasil. 

12. Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemayer
Oscar Niemeyer tinha 95 anos de idade quando completou o museu..
Oscar Niemeyer tinha 95 anos de idade quando completou o museu. Por lá, ficam expostas muita arte, além da arquitetura e design do local.

13. Gruta da Lagoa Azul, em Bonito

Gruta da Lagoa Azul
A Gruta da Lagoa Azul é parte de uma das maiores areas inundadas do mundo.

A Gruta da Lagoa Azul é parte de uma das maiores areas inundadas do mundo. Suas águas azuis estendem-se por mais de 200 metros de profundidade. Acredita-se que a fonte misteriosa do lago possa ser um rio subterrâneo, mas que ainda tem que ser localizado. A gruta é rica em tesouros pré-históricos. Uma expedição franco-brasileira, em 1992, descobriu milhares de ossos de animais pré-históricos, incluindo tigres de sabre-dente e preguiças gigantes. Ela fica na cidade de Bonito, MS. 


14. Fernando de Noronha

Fernando de Noronha
Localizada a 354 km da costa do estado do nordeste do Brasil de Pernambuco, a ilha de Fernando de Noronha é um santuário de tartarugas marinhas e dos golfinhos rotador.

Localizada a 354 km da costa do estado do nordeste do Brasil de Pernambuco, a ilha de Fernando de Noronha é um santuário de  tartarugas marinhas e dos golfinhos rotador. O arquipélago tem alguns dos melhores locais para mergulho e surfe no Brasil. Para preservar a ecologia da ilha, apenas 460 visitantes são permitidos por lá a cada dia.Mais informações: www.noronha.pe.gov.br

15. São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul

São Miguel das Missões
Um passeio a Rota das Missões (Mission Route) significa voltar na história às primeiras décadas do século 17 , para lembrar o trabalho dos padres jesuitas na sua missão de evangelizar os índios, no sul do país
 Um passeio a Rota das Missões (Mission Route) significa voltar na história às primeiras décadas do século 17 , para lembrar o trabalho dos padres jesuitas na sua missão de evangelizar os índios, no sul do país. A igreja data de meados de 1700 e foi construída ao longo de um período de 10 anos, por centenas índios Guarani.

16. Bento Gonçalves

Bento Goncalves
Rodeada por montanhas, vales e rios, 24 municípios compõem a Rota da uva e vinho, no sul do Brasil.
Rodeada por montanhas, vales e rios, 24 municípios compõem a Rota da uva e vinho, no sul do Brasil. Adegas, cantinas, restaurantes de luxo, lojas de artesanato, estúdios de arte e outras instalações de produção de alimentos regionais estão espalhadas ao longo das rotas rurais da região. 

17. Elevador Lacerda

Elevador Lacerda
Você sabia que o elevador que liga a Cidade Alta (Cidade Alta) e Cidade Baixa (Cidade Baixa), em Salvador, Bahia, foi o primeiro a ser instalado no Brasil, em 1873?

O elevador que liga a Cidade Alta (Cidade Alta) e Cidade Baixa (Cidade Baixa), em Salvador, Bahia, foi o primeiro a ser instalado no Brasil, em 1873.  O elevador atual, de quatro cabines fornece uma viagem de 22 segundos  por cerca de 10 centavos. 

18. Catedral de Brasilia

Catedral de Brasilia
Outra maravilha arquitetada por Oscar Niemeyer, a Catedral de 40 metros de altura, tem seus anjos suspensos sendo banhados por luz natural que brilha através das vidraças da igreja..
Outra maravilha arquitetada por Oscar Niemeyer, a Catedral de 40 metros de altura, tem seus anjos suspensos sendo banhados por luz natural que brilha através das vidraças da igreja.. A estrutura circular tem um teto de vidro que começa no chão, apoiado por 16 colunas curvas. A catedral tem capacidade para até 4.000 pessoas.

19. Parque Nacional Chapada Diamantina.

Parque Nacional Chapada Diamantina
A Chapada da Diamantina, na Bahia, é uma das regiões mais ricas em biodiversidade do país.
A Chapada da Diamantina, na Bahia, é uma das regiões mais ricas em biodiversidade do país. Originalmente lar dos índios Maracás, a área foi inundada por exploradores em 1700, à procura de ouro e, posteriormente, de diamantes. Hoje, a área é o lar de cerca de 50 espécies, entre orquídeas, tamanduás, gatos selvagens e tatus, bem como diversidade de flora e fauna, proporcionando uma amostra de rara beleza no meio do matagal caatinga.

20. Porto de Galinhas


Porto de Galinhas
Muitas vezes nomeado como uma das mais belas praias do Brasil, Porto de Galinhas tem piscinas de águas quentes e claras, perfeitas para a natação e mergulho livre, muitas vezes podendo avistar até tartarugas.

5 destinos escondidos no Brasil

Rio Tupana – Amazonas

www.manaus.nexcolocal.com.br
www.manaus.nexcolocal.com.br

Onde fica?

2 horas de barco a partir do encontro das águas do Rio Negro e Solimões – Manaus

Por que ir?

Poucos são os brasileiros que desvendam a magia da floresta amazônica. Em comparação, alemães, americanos, israelenses lotam os cruzeiros fluviais e pousadas por lá. Que tal ver tucanos, macacos e botos cor-de-rosa da janela do seu quarto?

Onde se hospedar?

No rústico, pequeno e acolhedor hotel Amazon Tupana.

Icaraí da Amontada

blogs.diariodonordeste.com.br
blogs.diariodonordeste.com.br

Onde fica?

Praia a 220 km de Fortaleza, no Litoral Oeste do Ceará

Por que ir?

Piscinas naturais, vida mansa, boa comida e pessoas muito hospitaleiras. Os mais aventureiros podem aproveitar para aprender o kitesurf.

Onde se hospedar?

Em um dos bangalôs da Pousada VillaMango Beach

São Miguel dos Milagres

www.actaturismo.com.br
www.actaturismo.com.br

Onde fica?

A 100 quilômetros de Maceió e 180 de Recife, no Alagoas.

Por que ir?

Areia branquinha, água verde e coqueiros que fazem a sombra perfeita. A Praia de Patacho também forma piscinas naturais.

Onde se hospedar?

Na charmosérrima Pousada do Caju 

Ilha de Marajó

www.jojzbrasil.com
www.jojzbrasil.com

Onde fica?

3 horas de barco a partir de Belém, no Pará.

Por que ir?

É um dos únicos lugares do mundo banhados pelo oceano e rios (Amazonas e tocantis). As praias do Pesqueiro e Joanes são lindas, e você ainda pode pegar uma carona com um búfalo.

Onde se hospedar?

Hospedagem não é lá um dos pontos mais fortes de Marajó, mas o colonial Hotel Casarão da Amazônia é bem localizado.

Corumbau

www.denise-mundoafora.blogspot.com
www.denise-mundoafora.blogspot.com

Onde fica?

Sul da Bahia,a 200 quilômetros de Porto Seguro.

Por que ir?

É uma vila de pescadores com 400 pessoas.  Praias de areia fina, recife de corais e o encontro das águas com o Rio Corumbau. A vegetação e o mangue abrigam uma incrível biodiversidade. E sol o ano inteiro.